LETRAS DO RIO GRANDE

Revista da Academia Rio-Grandina de Letras

APRESENTAÇÃO

A Academia Rio-Grandina de Letras (ARL) foi criada a 14 de março de 1981 e vem por quase quatro decênios exercendo seu papel de promover a leitura, a literatura e a cultura no âmbito citadino, mas com alcance, por meio de intercâmbios e inter-relações sociais, no contexto regional, nacional e internacional.

Tal atividade cultural tem estado vinculada a múltiplas ações como publicação de antologias, organização de eventos, realização de concursos, promoção de permutas, manutenção de página divulgada junto à imprensa, atuação conjunta com outras instituições culturais e estabelecimento de constantes interfaces com a comunidade em geral.

A partir deste ano de 2018, a ARL dá mais um passo nessa longa caminhada cultural, dedicando ao público leitor a revista Letras do Rio Grande. Essa edição está em consonância com algumas das finalidades estatutárias da instituição, como a de promover publicações e divulgar a obra e publicizar elementos biográficos e bibliográficos acerca de escritores rio-grandinos, além de propugnar por medidas e participar de iniciativas que fortaleçam a cultura em geral.

Este periódico visa a difundir trabalhos de acadêmicos que fazem parte dos quadros da ARL. Os escritos da lavra das acadêmicas e dos acadêmicos aqui editados trazem em si uma representação da totalidade dos membros da Academia. Tais textos são agora reapresentados para divulgação em uma nova plataforma e estão categorizados em poesias; crônicas, contos e ensaios; e registros de exposições fotográficas. Já o último segmento está vinculado à divulgação dos quarenta patronos de cada uma das cadeiras que compõem a ARL, trazendo alguns trechos e/ou fragmentos de seus escritos em prosa ou verso, difundido, por meio de brevíssima e singela amostragem, uma faceta do modo de escrever de cada um deles. O cerne dos escritos são temas correlatos à cidade do Rio Grande, além da abordagem de temáticas diversificadas.

Assim, com Letras do Rio Grande – Revista da Academia Rio-Grandina de Letras, publicação periódica de edição anual, inaugura-se mais uma das empreitadas culturais da Academia Rio-Grandina de Letras, prosseguindo em sua seara no intento de constantemente revivificar as letras.

 

Diretoria – Gestão 2017-2018

contato@casaletras.com

Whatsapp: (51) 99185-5926

Clique aqui e fale diretamente

Porto Alegre, RS, Brasil

©2009 - 2020 by Editora Casaletras. Todos os direitos reservados.