capa.jpg

A ENGENHARIA MECÂNICA NA UTFPR (vol. 2 - 2020)

ORGANIZADORES:

Fábio Martins, Laércio Javarez Junior e Rodrigo Lupinacci Villanova

“Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça”. Essa frase de Leonardo da Vinci retrata bem o conteúdo destes capítulos, e traz à mente a pergunta do porquê almejar tamanha pesquisa. A resposta vem como sopro estampado na face de cada um dos pesquisadores deste livro. A busca incessante por novas tecnologias utilizando bambus faz Fabiano et. al. desenvolverem sua habilidade de inovação tecnológica e sustentabilidade. Hipólito Domingo et. al. utilizam sinais vibroacústicos para otimizar processos FSW/FSSW. Procurando um melhor desempenho térmico em coletores solares, Pedro Leineker  et. al. utilizam em seu projeto nanofluidos de óxido de grafeno. Preocupados com produtos voltados para Internet das coisas, Jefferson Gund et. al. fazem um estudo de aplicação de modelo de gestão Learn Startup. Denilson Aguiar et. al. demonstram o efeito da laminação a frio na microestrutura de aços inoxidáveis dúplex.  Eduardo Olienick et. al. fazem uma caracterização dinâmica do módulo complexo de elasticidade dos materiais termorreologicamente simples. Preocupados com a otimização dos processos de manufatura, Henrique Ajus et. al. buscam fazer um estudo comparativo entre alargamento e furação com broca helicoidal em aço SAE 4140. Buscando inovação, Roger Navarro escreve em seu capítulo um projeto de uma ferramenta para processo de soldagem por fricção com pino para soldagem em alumínio. Guilherme Henrique et. al. procuram verificar a aplicabilidade do ensaio de correntes parasitas na caracterização das variações microestruturais da superliga Waspaloy submetida ao ciclo de tratamento térmico de envelhecimento. A realidade virtual aumentada é tema de Felipe Barreto abordando tópicos aplicados à engenharia. Andrel de Souza et. al. fazem uma comparação de desempenho de ciclone aplicada a uma pequena cama fluidizada circulante. E por último, Anízio Cezar et. al. fazem uma análise da porosidade em soldas de alumínio através do método de gravimetria.
Devem ser reconhecidas pelo leitor a pluralidade das pesquisas divulgadas neste livro, bem como a importância de cada capítulo não só para a UTFPR, mas também para a construção de conhecimento e, por conseguinte, para o desenvolvimento do país. Essa coletânea demonstra, assim, o quanto a pesquisa não é resultado somente de investigações individuais ou estritamente acadêmicas, mas de um conjunto de pesquisadores focados em essência num mesmo ideal: transformar a vida das pessoas com o auxílio da tecnologia. E esse é o ideal que conduz os professores pesquisadores da UTFPR.

Os Organizadores

Capa 2021.jpg

A ENGENHARIA MECÂNICA NA UTFPR (vol. 3 - 2021)

ORGANIZADORES:

Fábio Martins, Laércio Javarez Junior e Rodrigo Lupinacci Villanova

Em um ano em que o sufrágio universal tem sido colocado em xeque, temos a percepção de que a academia resiste com sua arma mais contundente: a ciência. Com ela e por ela sobrevivemos até hoje, com maior qualidade de vida e menos esforço.  Sim, temos uma visão limitada do horizonte sobre ela, porém a incansável busca pelo indominável, pelo obscuro e pela simples descoberta ao acaso nos torna, antes de tudo, humanos.

Aos pesquisadores que nestes dois últimos anos morreram em uma luta injusta e às milhões de pessoas que acreditam na ciência, na pesquisa e em um futuro melhor, dedicamos este livro.

Os Organizadores