capa.jpg

Estatística e probabilidade para os anos iniciais: perspectivas e habilidades da BNCC

ISBN: 978-65-86625-56-1

AUTORAS:

Carine Medeiros Correia
Suzi Samá
Rejane Conceição da Silva
Estéfany dos Santos

Este e-book é composto por atividades que buscam promover o desenvolvimento das habilidades previstas na unidade temática de Probabilidade e Estatística da BNCC para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, trouxemos contextos diversos, de forma que o estudante imagine, questione e reflita sobre situações do seu cotidiano. Ao longo dos capítulos indicamos leituras e vídeos visando estimular a criatividade e o aprendizado a partir de diferentes temáticas que o professor pode explorar na sala de aula com os estudantes.

As autoras

autoras site.png

Carine Medeiros Correia

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Carine Correia tem estudado temáticas que envolvam desenvolvimento infantil e psicoeducação. Curiosa, se interessou pelas inquietações trazidas por Rejane e Suzi e quis fazer parte do projeto do E-book, buscando demonstrar ser possível unir o ensino da estatística com a imaginação e criatividade. Ela não fica sem um cafezinho, gosta de correr e estar em contato com a natureza.

Suzi Samá

Doutora em Educação em Ciências, Licenciada em Matemática Suzi Samá é  Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pesquisa sobre a Educação Estatística o que levou a proposta desse E-book. Nos momentos de lazer gosta de andar de bicicleta pela praia curtindo o sol, o mar e um bom chimarrão.

Rejane Conceição da Silva

Educadora, mãe e esposa, a professora Rejane Silva é doutora Em Educação em Ciências, Licenciada em Matemática, professora do curso de Licenciatura de Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas -UFPel e aposentada da Educação Básica. Apaixonada por livros e viagens, gosta da liberdade e de vivenciar novas experiências.

Estéfany dos Santos

Graduanda em Física Bacharelado na Universidade Federal de Rio Grande - FURG. Ama estar perto da família, é independente, persistente, determinada, curiosa, criativa e amiga.