cabeçalho site.png
capa vol 1.jpg
capa vol 2.jpg

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO

Os Cadernos Temáticos do LEH, Projeto de Extensão vinculado ao Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPel), se constitui enquanto publicação seriada em que cada volume contempla um recorte temático para o ensino da História escolar. O projeto parte da compreensão de que as práticas de ensino e aprendizagem na Educação Básica, por vezes, carecem de materiais didáticos que possibilitem a inserção de temas e conceitos atualizados, que versem sobre aspectos históricos, sociais e culturais significativos e que dialoguem com as experiências das/os estudantes.

 

Assim, trata-se de uma publicação de conteúdo didático que visa contemplar temas que tangenciam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de propostas pedagógicas que ampliam o escopo das abordagens mais recorrentes nas práticas de ensino-aprendizagem da disciplina de História.

 

Ainda, compreendendo que a apresentação visual dos textos didáticos incide diretamente na apropriação desses, o projeto desenvolve-se em parceria com o Suldesign Estúdio, projeto unificado com ênfase no ensino, vinculado ao Colegiado dos Cursos de Design da UFPel, que criou o projeto gráfico dos Cadernos, bem como realizou a supervisão técnica de seu conteúdo.

 

As propostas pedagógicas que constituem os Cadernos Temáticos do LEH são resultado de práticas de pesquisa e elaborações teórico-conceituais realizadas em diferentes instâncias, a saber: grupos de estudo e pesquisa, projetos de ensino vinculados a disciplinas acadêmicas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programa Residência Pedagógica, dentre outras atividades de formação inicial e continuada de professores/as, de diferentes instituições de ensino superior.

As produções no âmbito do projeto, com temáticas que tangenciam os componentes curriculares da área de Ciências Humanas, em especial a História, têm como público alvo a Educação Básica. A produção dos conteúdos leva em conta a autonomia intelectual das/os professoras/es, possibilitando a apropriação, o recriar e a adequação das propostas pedagógicas para os diferentes contextos escolares.

 

Desejamos que essa produção resulte em frutíferas discussões e em aprendizagens carregadas de sentido para os/as estudantes.

 

Equipe do projeto Cadernos Temáticos do LEH