Sem título-3.png

Em 1922 o Brasil completava 100 anos da sua Independência política. Efeméride importante na história do país, o centenário foi comemorado em muitas regiões do Brasil. Em Pelotas a data foi celebrada, entre outros eventos, com a publicação do Álbum de Pelotas. Centenário da Independência do Brasil, lançado em 1922, por Clodomiro Clides Carriconde. Trata-se de uma seleção de textos e fotografias que, para além da referência ao momento festivo, celebrava o passado e o presente da cidade, apresentados a partir de determinados aspectos culturais e econômicos.

Em setembro de 2022 o Brasil comemora o Bicentenário da sua Independência e o Álbum de Pelotas completa 100 anos da sua publicação. A proposta da coletânea é celebrar o centésimo aniversário do Álbum a partir de análises desenvolvidas de acordo com determinados temas veiculados em 1922 e incluindo outros, não destacados ou não contemplados há cem anos, mas considerados por nós como relevantes para a Pelotas de 2022.

Ao celebrar os seus 100 anos, nosso objetivo foi o de contribuir para a construção de outras narrativas sobre a história da cidade de Pelotas. Com um objetivo voltado ao presente e também com vistas ao futuro, nossa intenção com a coletânea é a de atualizar as versões sobre o passado da cidade, com atenção às diversidades sociais que hoje o interpretam e que carregam seus projetos e suas expectativas.