top of page
Buscar
  • Casaletras

Quero publicar um livro. E agora?


Publicar um livro, recorrendo às editoras tradicionais, costuma ser um processo longo e exaustivo. É preciso enviar originais, submeter à análise prévia do editor, depois do parecer do Conselho Editorial, enfrentar “filas” de espera de outros autores, etc. O prazo médio entre editoras comerciais é de 1 ano para análise e de mais de 2 anos para editoras Universitárias. Isto quando a obra é aceita, pois quando não é, todo esse tempo e energias foram gastos em vão, e é necessário refazer tudo outra vez.

As grandes editoras, mesmo quando o autor se dispõe a bancar os custos do projeto, costumam também verificar se o conteúdo proposto está de acordo com a linha editorial da empresa, se não estiver elas também não publicam.

As pequenas editoras, mais flexíveis, na maioria das vezes limitam-se a publicar (atribuir selo editorial e ISBN), pedindo que os originais sejam enviados já diagramados e finalizados para impressão, ou, quando oferecem os serviços de diagramação e criação gráfica, costumam cobrar caro por estes serviços.

Por isso, a Casaletras firma-se como alternativa rápida e simplificada, para facilitar o acesso dos autores nacionais a publicar seus livros. Todas as etapas do processo são feitas diretamente pela Pluscom, desde a concepção visual, diagramação e criação de capa. Entregamos o livro finalizado e impresso em qualquer lugar do Brasil, com preços competitivos e qualidade comprovada. Veja abaixo as dúvidas mais recorrentes nesse pequeno guia que preparamos para nossos autores:

 

QUERO PUBLICAR UM LIVRO. QUAL O PRIMEIRO PASSO? O primeiro passo já foi dado. Querer publicar já demonstra que você tem um material e que acredita em seu potencial. Escrever um livro é uma das atividades intelectuais mais prazerosas e é justo querer dividir sua produção com um público. Com o original em mãos, é necessário entrar em contato conosco para calcularmos um orçamento de acordo com suas necessidades e expectativas. Para isso, precisamos saber quantas páginas e em qual formato será seu livro. Por exemplo: 100 páginas em formato A4, digitadas em fonte tamanho 12, entrelinha de 1,25 (o padrão do Word) gera o mesmo número de páginas em formato 14x21cm.

Depois disso, é preciso informar quantos exemplares desejaria imprimir.

 

QUAL O MÍNIMO DE PÁGINAS PARA SER CONSIDERADO LIVRO? Tecnicamente, segundo a NBR 60:29 da ABNT, para ser considerado LIVRO, a publicação deve ter mais de 49 páginas (excluídas as capas).

 

PARA QUE SERVE O ISBN? Outro aspecto fundamental para um livro ser reconhecido como tal, em qualquer parte do mundo, é possuir um registro no ISBN. A sigla - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Os livros editados pela Casaletras têm ISBN e são fornecidos sem custo algum para nossos escritores.

 

QUAL O FORMATO (TAMANHO) DE LIVROS IMPRESSOS DISPONÍVEIS?

A escolha é sua nesse quesito. Pode publicar desde o formato bolso, até os tradicionais 14x21cm e 16x23cm (os mais utilizados), ou mesmo em formato álbum, A4, etc. Informe-se sobre o aproveitamento de papel para certificar-se de que a sua escolha é a mais adequada e de melhor custo/benefício para suas necessidades.

 

EXISTE UMA TIRAGEM MÍNIMA E MÁXIMA? Para livros impressos, imprimimos no mínimo 30 exemplares (para quem quer apenas incrementar seu currículo Lattes, por exemplo). Até 199 exemplares, os livros são feitos no formato digital, em função dos custos de produção. A partir de 200 exemplares, são impressos no sistema offset. A relação custo X benefício costuma ser interessante a partir de 300 exemplares (pois os custos por exemplar são decrescentes quanto maior é a tiragem) mas cada caso é um caso.

 

COMO ENVIO MEUS ORIGINAIS? Os originais devem ser enviados em formato digital e criados em arquivo editável (como .doc, .rtf, .txt etc). Se houver fotos ou figuras, estas devem ser enviadas em arquivo compactado, em separado, para não comprometer a qualidade das mesmas. As instruções nesse caso são enviadas à parte, havendo necessidade.

 

QUAIS OS TIPOS DE MATERIAIS POSSO IMPRIMIR MEUS LIVROS? Para pequenas tiragens, são utilizados papel sulfite 75g ou 90g ou polen soft (de tom mais amarelado, suave para a leitura), sendo que este é em média 10% mais caro que o primeiro. As capas são em papel couche 250g. Para grandes tiragens, há uma grande variedade de papéis tanto no miolo (sulfite, polen soft, reciclato, couche, etc) quanto capa (capa dura, couche, cartão, laminação brilho, laminação fosca, verniz localizado, relevo, etc).

 

ALÉM DO PAPEL, QUAL(IS) FORMATOS POSSO PUBLICAR MEUS LIVROS? Os livros podem ser publicados também em formato eletrônico, e sua distribuição pode ser tanto em PDF (livre ou protegido) como em formatos mais recentes para e-book readers, como o popular formato EPUB. Por padrão, os livros eletrônicos solicitados para a Casaletras são fornecidos aos nossos autores nestas duas versões. Há também o serviço opcional de gravação de CD´s, com capa e adesivagem personalizada, bastante úteis quando se tratar de anais de Congressos, Simpósios, etc, onde o volume de páginas é considerável e sua impressão demandaria altos custos.

 

O QUE ESTÁ INCLUÍDO NO VALOR FINAL? Todo o processo de feitura do livro, propriamente dito. Isso inclui:

  • Diagramação

  • Criação de capa

  • Padronização (quando for necessário)

  • Registro no ISBN

  • Ficha catalográfica

  • Depósito legal

Para e-books, o orçamento inclui distribuição sem custo adicional pelo site da Casaletras (quando o autor desejar disponibilizá-lo gratuitamente), ou assessoria para disponibilizá-lo em outras plataformas (como Amazon/Kindle, Saraiva/Lev, Cultura/Kobo, etc) ,caso deseje vendê-lo.

E ainda, no caso dos livros impressos, estes poderão ser colocados à venda na Casaletras Webstore, mas esse processo é feito por contrato exclusivo à parte.

 

QUAL O PRAZO DE PRODUÇÃO / IMPRESSÃO? Dependerá do volume de páginas e da complexidade do material enviado. Para livros com apenas textos de até 300 páginas, em 5 dias úteis é possível entregar o material diagramado para análise e aprovação do autor. Uma vez aprovado, seguirá para a gráfica e, em média, entre 15 a 20 dias (até 1000 exemplares) todos os livros estarão impressos e entregues para o autor.

 

COMO EU FAÇO O PAGAMENTO? É POSSÍVEL PARCELAR? O pagamento pode ser feito por depósito, transferência ou DOC. Também parcelamos por cartão de crédito, mas esta opção só está disponível para tiragens acima de 100 exemplares. O parcelamento, porém, estará sujeito à análise de crédito e referências bancárias.

 

SE EU QUISER QUE MEU LIVRO SEJA VENDIDO EM TODO O BRASIL, É POSSÍVEL? Sim, é possível. Porém, encorajamos que seja vendido pela loja virtual Casaletras Webstore. Para outro tipo de distribuição, indicamos distribuidoras parceiras que atingem todas as capitais e principais cidades do país, atendendo grandes redes como Cultura, Saraiva, Siciliano, etc. Porém, a negociação e disponibilização dos livros ocorrerá de forma independente entre autor e distribuidora. Veja a seguir observações importantes que você deve levar em consideração.

 

COMO FUNCIONA A DISTRIBUIÇÃO NACIONAL? Os livros são deixados para a distribuidora em forma de consignação, que distribui nas livrarias que atende. Por volta dos dias 5 ou 10 de cada mês, é repassado para a editora, ou diretamente para o autor, sua parte nas vendas do mês anterior. Neste caso, será repassado diretamente para o autor, uma vez que é ele quem custeou a obra. O preço de capa é decidido pelo autor, e, deste, 40% é a margem da Livraria e 15% do distribuidor. É necessário levar isto em consideração para calcular de forma justa o preço final, e quanto se quer receber por cada livro vendido.

 

Para mais informações, entre em contato conosco através do nosso e-mail ou solicite um orçamento sem compromisso!

3.302 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page