SOBRE O EVENTO
Como parte das comemorações alusivas ao seu 175º aniversário, a Biblioteca Rio-Grandense promove o VII Seminário Internacional Para Pensar a Pesquisa Histórica, nesta edição destacando a Revolução Federalista (1893-95). Para tal, convidou pesquisadores e pesquisadoras de diferentes áreas, do Brasil e do exterior, que tem estudos sobre a temática e que apresentarão, ao longo dos três dias do evento, suas contribuições sobre múltiplos aspectos da história dessa guerra civil que teve palco no sul do Brasil.
O Seminário será gratuito e com transmissão ao vivo pelo YouTube. Com tal iniciativa, a Biblioteca Rio-Grandense segue em seu propósito de difundir e democratizar o conhecimento a estudantes, professores e a comunidade em geral, como tem sido sua vocação desde sua fundação até o presente.
PALESTRANTES:
PROGRAMAÇÃO:
13 de agosto (sexta-feira)
a partir das 18 horas
Palestra: A literatura conta a história: a Revolução Federalista no olhar dos escritores sul-rio-grandenses – Maria Eunice Moreira (PUCRS)
Mesa redonda: A Revolução Federalista e a cidade do Rio Grande – Francisco das Neves Alves (FURG); Luiz Henrique Torres (FURG) e Marcelo França de Oliveira (UFPEL)
16 de agosto (segunda-feira)
a partir das 19 horas
Palestra: O correspondente do Times no Brasil: Revolta da Armada e Revolta Federalista (outubro de 1893-abril 1894) – Reto Monico (Doutor pela Universidade de Genebra)
Palestra: A Revolução Federalista e suas conexões internacionais – Ana Luiza Setti Reckziegel (UPF)
Palestra: O comércio no Porto do Rio Grande (1890-1900): em decênio de instabilidades políticas – Vanderlei Borba (FURG)
17 de agosto (terça-feira)
a partir das 19 horas
Palestra: Imagens da Revolução Federalista de 1893 – Aristeu Elisandro Machado Lopes (UFPEL)
Palestra: Cenários da Revolução: natureza e guerra nos diários de Ângelo Dourado e Almirante Saldanha da Gama – Jussemar Weiss Gonçalves (FURG)