Autores:
Fábio Vergara Cerqueira
Cristiano Gehrke
ISBN: 978-65-86625-76-9
E-book
150 ANOS DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE PELOTAS
O livro “150 anos da Associação Comercial de Pelotas” é uma obra comemorativa, composta por textos descritivos e explicativos sobre o histórico da associação, acompanhados de reproduções de documentos escritos (na maioria, transcrição da documentação oficial da entidade), e de fotografias antigas, além de testemunhos de História oral.
Analisam-se diferentes períodos históricos, enfatizando-se realizações em que a ACP teve protagonismo, como a melhoria nos sistemas de transporte da cidade e região (hidrovias, ferrovias, rodovias, porto e pontes), a criação do Banco Pelotense e de empresas como o Frigorífico Pelotense e a CTMR; e questões de saúde (empenho em prol do hospital regional).
O livro divide-se em cinco partes. Na primeira, consta o histórico institucional da Associação Comercial de Pelotas, da fundação em 1873 até o presente, enfocando: os propósitos de sua criação e as sedes nas quais funcionou, até a inauguração do Palácio do Comércio em 1942; o patrimônio cultural (pinturas, estátuas, relevos, mobiliário); as memórias orais de antigos membros.
Na segunda parte, abordam-se ações da ACP em prol do desenvolvimento da cidade e da região, trazendo questões como: construção do Cais do Porto (1874); Alfândega de Pelotas (1881-1907); desobstrução do Canal São Gonçalo (1882) e do arroio Pelotas (1887); ferrovias; a criação de um frigorífico em Pelotas (1915); a inauguração do edifício do Banco Pelotense (1916); a criação da Companhia Telefônica Melhoramento e Resistência (CTMR - 1919); e a construção da ponte sobre o Canal São Gonçalo (1958).
Na terceira parte, trata-se da ACP do século XXI. Entre outros temas, enfoca-se a participação da mulher na associação. Na quarta parte, apresenta-se uma cronologia geral, da fundação até o final do século XX, baseada nas atas das reuniões. A quinta parte compõe-se das Memórias fotográficas, com parte do acervo de fotografias antigas do Memorial da ACP.